RECANTO DAS LETRAS

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

EIS O CARNAVAL

EIS O CARNAVAL!!

NO PERÍODO ANTERIOR AO CARNAVAL COMEÇAM AS PROPAGANDAS CARNAVALESCAS, DIVULGANDO AS TENDÊNCIAS, AS FESTAS, OS PALCOS ONDE DEVEM SE ENCONTRAR AS MASSAS ENTUSIAMADAS E EUFÓRICAS DESSA CIDADE; ENTRETANDO A MÍDIA FAZ TODA UMA PREPARAÇÃO PARA INCENTIVAR AS EMPRESAS DE TURISMO E AS PESSOAS, ILUDIDAS POR MAIS UMA VEZ, A CORREREM ATRÁS DE SEUS RESPECTIVOS ABADÁS, ANTES QUE OUTRAS PESSOAS COMPREM AQUILO QUE SERIA SUA PASSAGEM PARA A “DIVERSÃO E NOSTALGIA”.
MUITOS ACOMPANHAM O TRIO ELÉTRICO, AO SOM DE IVETE SANGALO, CHICLETE COM BANANA ETC. AOS MUITOS OS ACOMPANHAM TAMBÉM CRIANÇAS, ADULTOS E IDOSOS COM SEUS PRODUTOS À VENDA. COLARES ARTEZANAIS, MÁSCARAS, BEBIDAS E OUTROS. MAS QUEM SÃO ESSAS PESSOAS QUE EM PLENO CARNAVAL, AO INVÉS DE ACOMPANHEREM AS MASSAS EUFÓRICAS APROVEITANDO A GRANDE FESTA, ESTÃO PREOCUPADOS EM VENDER SEUS PRODUTOS ANTES QUE A FESTA ACABE COM MEDO DE VOLTAR PARA CASA SEM O SEU MÍSERO LUCRO PARA ALIMENTAR SEUS FILHOS, IRMÃOS, PAIS? SÃO ESSAS O EXÉRCITO DE RESERVA DO NOSSO BRILHANTE SISTEMA, QUE PATROCINA GRANDES EVENTOS E QUE FAZ COM QUE ELES NESSA COMEMORAÇÃO DE “GRANDE IMPORTÂNCIA”, CORRAM ATRÁS DO PÃO DE CADA DIA, “TRABALHADORES” QUE MORAM EM FAVELAS OU A BEIRA DE LIXÕES E MANGUES; EU CONHEÇO MUITOS! PRESENCIO DE VEZ EM QUANDO AO VISITAR AS SUAS COMUNIDADES, TODA A TRISTEZA E BATALHA DESSE POVO PREOCUPADO NÃO COM O ABADÁ QUE IRÃO PULAR O CARNAVAL, MAS PREOCUPADOS E AINDA ACREDITANDO, NO DIA EM QUE AS COISAS IRÃO MELHORAR; NO DIA EM QUE SUAS VIDAS EM CASAS FEITAS DE RESTOS DE MADEIRAS E PAPELÕES SOBRE A ÁGUA ESCURA E FEDIDA DO MANGUE TRANSFORME-SE, NUMA VIDA COM EMPREGO FIXO E UMA MORADIA CONFORTAVÉL PARA SUAS FAMÍLIAS, UMA EDUCAÇÃO QUE GARANTA A FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS, E UM SISTEMA DE SAÚDE QUE REALMENTE PRESTE UM SERVIÇO DE QUALIDADE PARA OS MESMOS.
UMA PROVA DESSA INJUSTIÇA EM RELAÇÃO A SAÚDE PÚBLICA, ACONTECEU COM MINHA COMPANHEIRA SEMANA PASSADA AO LEVAR MINHA FILHA A UM HOSPITAL DO MUNICÍPIO DE RENOME HISTÓRICO AQUI EM JOÃO PESSOA, O HOSPITAL SANTA ISABEL; COM ESSA GRANDE ADMINISTRAÇÃO, AGORA PREMIADA COMO A MELHOR ADMINISTRAÇÃO DO NORDESTE POR UMA ENTIDADE QUE NÃO LEMBRO NO MOMENTO O NOME, AONDE ESTÁ A FRENTE ATÉ ENTÃO O PREFEITO RICARDO COUTINHO. MINHA FILHA ESTÁ PROVAVELMENTE COM UM CISTO ACIMA DO SEU OLHO DIREITO QUE ESTÁ CRESCENDO, FOI O QUE A MÉDICA DE PLANTÃO FALOU, E AO INVÉS DE ENCAMINHAR MINHA FILHA PARA UM OFTALMOLOGISTA MANDOU MINHA COMPANHEIRA LEVÁ-LA PARA UMA UNIDADE DE SAÚDE DO NOSSO BAIRRO PARA MARCAR UM EXAME PARA DAQUI A UM MÊS! CLARO QUE NÃO VOU ESPERAR QUE MINHA FILHA FIQUE CEGA NÃO É ISSO CAMARADA? POIS É! AMIGO, ESSE É O NOSSO CARNAVAL! MUITA ALEGRIA, MUITA SAÚDE, MUITA NOSTALGIA MUITAS INJUSTIÇAS E DIFERENCIAS SOCIAIS.
REAFIRMO AQUI MINHA INDIGNAÇÃO PERANTE ESSE SISTEMA HIPÓCRITA E OLIGÁRQUICO, QUE VIVE A CUSTA DO SUOR DE NOSSO POVO PARA VENDER SEUS ABÁDAS E COMPRAR SEUS WHISK’S IMPORTADOS, E FESTEJAREM A REQUINTE, ESSA FESTA “MARAVILHOSA” QUE É A NOSSA “IMPORTANTE” COMEMORAÇÃO FESTIVA. EIS O CARNAVAL!!!

OUSAR LUTAR! OUSAR VENCER!
ATÉ A VITÓRIA FINAL
Marcos Roberto Lopes
João Pessoa,
27/01/2008.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE HISTORIA (EREH 2008)

DO SEIXAS À CONTAMANA: RENDILHANDO NOSSAS IDENTIDADES, LUTAS E ARTES. Esse é o tema do XX Encontro Regional de Estudantes de História do Norte e Nordeste, que será realizado na Universidade Federal da Paraíba, do dia 18 ao 23 de março de 2008.Rendilhar é nossa proposta. Cada característica, peculiaridade, práticas e tradições culturais entrelaçadas neste encontro. Nossa pretensão é provocar a discussão e fazer os participantes do encontro refletirem sobre esses três pontos de referência, peculiares de cada ser humano. Sob um ponto de vista crítico acerca da indústria, dos modismos, da posição acadêmica e sobretudo dos estudantes no que tange o principal eixo de discussão dessa vigésima edição do EREH: Cultura Popular.O EREH, nessa edição de 2008, ganha um caráter não menos político que os anteriores. Muito pelo contrário, essa discussão que a muito se fazia necessária na pauta de um movimento que exige conhecimento de sua própria identidade, de se reconhecer como integrante de um meio social que precisa abarcar a luta popular, contra as minorias e os burocratas de plantão. Também ganha um caráter especial por ser a primeira edição realizada na cidade de João Pessoa. Pela primeira vez esse encontro se faz presente no estado da Paraíba.É por estes motivos que convidamos todos a participar deste encontro. Todos os estudantes de História das universidades do Norte e Nordeste (públicas ou privadas) estão convidados a participar, interagir com outros modos de pensar, agir. De fazer um verdadeiro “escambo cultural” entre os diversos participantes que se farão presentes, representando cada pedaço de sua região. E a partir dessas representações e das manifestações culturais e políticas que iremos rendilhar o tecido que irá delinear as proposições do próximo encontro. Tomar partido sim e partindo em defesa da maioria expulsa dos diversos setores da sociedade pelo legitimador adjetivo de “exclusivo” (palavra carregada de uma carga opressora enorme), de suas tradições “esquecidas”, vivas, pungentes em nossa realidade crua. E, partindo da idéia que nossas vivências são lutas, apresentamos, portanto, nestas linhas e neste Encontro, o rendilhar de nossas identidades, lutas e artes. Este é o nosso encontro, a nossa história em construção.
BAIXE A FICHA DE INSCRIÇÃO
LINK PARA A COMUNIDADE NO ORKUT
LINK PARA A LISTA DE MINI CURSOS
SITE OFICIAL
VIDEO OFICIAL
CONTATOS
ereh2008pb@yahoo.com.br
Laércio Teodoro – UFPB – (83) 88386642